terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Ensinar é Aprender

Conheci muitos artesãos que ao desenvolverem um molde não passam a técnica de jeito nenhum; olham para os outros artesãos como concorrentes.
Tudo bem, confesso, no inicio eu também pensava dessa forma, eu desenvolvia um molde e guardava a sete chaves com medo de que alguém copiasse, poxa será que seria justo alguém fazer um trabalho as minhas custas e ganhar dinheiro com isso?!
Pois é, infelizmente eu pensava assim... mais com o passar do tempo fui pensando, será que meu trabalho seria o mesmo sem as dicas e moldes das artesãs que disponibilizam seus moldes? claro que não!!afinal, se fiz minha primeira boneca foi graças a uma artesã que fez um PAP.
Enfim, hoje entendo que não devemos ter medo de passar aquilo que aprendemos, afinal ensinar também é aprender! 10 artesãs podem ter o mesmo molde porem nenhum trabalho sairá igual, cada uma fara do seu jeito, com seu toque e é isso que deixa cada trabalho único e especial!!!
Essas bonequinhas por exemplo, eu peguei esse molde e as fiz do meu jeito, não ficou nada parecida com a boneca original...


 
 
Um grande abraço a todos!!!
E lembrem, se precisarem de algum molde estou a disposição!

Nenhum comentário: